Postado por Marcela Fernandes.
Trago como fonte histórica, uma coleção que não é minha, mas sempre mantive admiração. Resolvi, então, trazer dados sobre esta boneca por sempre ser meu brinquedo favorito quando criança, em que nessa época eu tinha diversos exemplares, roupas, casa, carro, entre outros elementos do mundo barbie. Após entrar na universidade no curso de Relações Públicas, pude discutir sobre elementos mais precisos da boneca, como a relação mercadológica, parâmetro de beleza etc. Então, percebo que o museu da barbie é útil para o desenvolvimento de reflexões com crianças e adolescentes. A boneca existe desde 1959 e só recentemente é que foram produzidas a black barbies. Por ela acompanhar as tendências de vários tempos e espaços (países) é possível introduzir uma boa discussão a respeito de temas polêmicos ocasionados pelo mundo barbie.
Há um artigo bem interessante sobre a temática: A boneca Barbie e a educação das meninas - um mundo de disfarces, de Fernanda Theodoro Roveri em uma discussão sobre gênero, sexualidade e educação.
"Barbie ainda ensina para as crianças como elas devem se apresentar corporalmente, vendendo não só seus produtos, mas o estilo de vida que está em alta no mercado." (ROVERI, P. 4).
Nenhum comentário:
Postar um comentário