quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Museu Virtual do Trasporte Urbano

Postado por Kryslane dos Santos Souza

Depois de muitas pesquisas na internet, resolvir visitar o Museu Virtual do Transporte Urbano, ao acessar o site desse museu me encantei e disse pra mim mesmo: "é esse o museu que vou visitar", é muito interessante e acredito que será muito rico fazer uma visita virtual a esse museu dos transportes urbanos com as crianças, pois ele é fascinante, conta a história do desenvolvimento do transporte urbano no Brasil ao longo das civilizações da terra. Ele apresenta o desenvolvimento dos transportes em geral de acordo com a evolução; na Antiguidade, era clássica, era moderna e era contemporânea e também tem as salas com as seguintes categorias: o transporte no Brasil; sala tecnológica; sala dos estados; sala trasnporte e Arte e a galeria dos Pioneiros. A sala na qual eu me interessei de visitar e comentar um pouco sobre ela foi a "Sala dos Estados", onde ao clicar você é direcionado a uma página com 11 estados brasileiros para você escolher, eu escolhi o estado de Pernanbuco, pelo fato de não ter a opção do estado de Alagoas. Então nessa sala, que vocês podem ter acesso clicando aqui. O objetivo é apresentar a história dos transportes de Pernanbuco, em outros tempos atrás, assim, é exposto a imagem de vários transportes como que em uma linha do tempo, desde o bonde à burros até o ônibus. Então trago aqui algumas imagens da sala que visitei.


Bonde a Burros - Recife  
Recife foi uma das primeiras cidades brasileiras a dispor de transporte urbano por bondes. Isso se deu no ano de 1867, pela empresa Estrada de Ferro de Caxangá, e os veículos eram puxados por uma locomotiva a vapor. Os bondes de tração animal começaram a circular em 1871, os quais pertenciam à empresa Ferro-Carril de Pernambuco. A foto é de 1910.

 Bonde em Recife - 1910
O bonde de tração animal da foto trafega pela Rua 1º de Março, em Recife, no ano de 1910. O serviço prestado por esses veículos iria terminar poucos anos depois, após a introdução dos bondes elétricos em 1914. Em 16 de julho de 1914, o povo, revoltado com a má qualidade do serviço, virou e incendiou vários bondes a burro, o que acelerou sua retirada de circulação.

Bonde Elétrico - Recife - Anos 20  
Os bondes elétricos iniciaram seu serviço em Recife em 13 de maio de 1914. Sua bitola era métrica, e a empresa responsável foi a Pernambuco Tramways & Power Co., firma de capital inglês. Na foto, de 1923, vemos um bonde elétrico com reboque nas ruas da cidade.




Bonde "Zepelim" - Recife  
Em 1928, o grupo norte-americano Electric Bond & Share adquiriu a Pernambuco Tramways. Os novos proprietários mantiveram o nome da empresa, e iniciaram a reforma dos bondes ingleses de 2 trucks, fechando-os e dando um aspecto aerodinâmico. O povo apelidou estes veículos de "zepelins", que era a grande sensação nos céus do mundo nessa época.

Bonde - Recife- 1954  
Após a 2ª Guerra Mundial, o grupo econômico que controlava a Pernambuco Tramways perdeu interesse pelo transporte de passageiros no Recife, e o último bonde fez a viagem de boa Vista a Madalena em 1954. Parte do material foi transferido para os sistemas de Vitória, Belo Horizonte e Campinas, pertencentes à mesma empresa.

Trolleys em Recife - Anos 60
Em 15 de junho de 1960, é inaugurado o serviço de transporte de passageiros por ônibus trolley em Recife, Pernambuco. A empresa responsável, da municipalidade, era a Companhia de Trasnpostes Urbanos. Os primeiros veículos adquiridos eram de origem americana, do fabricante Marmon-Herrington, como os que são vistos na foto.

Trolley "Twin Coach" - Recife - 1955  
A foto mostra um trolley da marca Twin Coach, norte-americano, pertencente na época ao sistema de transporte de Belo Horizonte, e que foi cedido para testes em Recife, no ano de 1955. O sistema de trolleys seria implantado em 1960.

Trolley em Recife - 1981

Trolley Reformado - Recife - 1981  
Com o apoio da EBTU, vários veículos do sistema de trolleys em Recife foram reformados a partir de 1980. Além dos modelos Marmon-Herrington originais, a frota incluía veículos Massari-Villares e modelos novos Coferal/Scania/Tectronic.
Essa, foi somente uma pequena apresentação do achei mais importante, porém lá no museu virtual tem muito mais coisa.
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Att. Kryslane Souza


 

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