quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Análise de filme - Marcela Fernandes

Gente, impossível colocar aqui toda minha análise sobre o filme O sorriso de Monalisa. Então, ressalto apenas alguns pontos e fica aqui a indicação de filme. Ele é muito bom.

Bem, o filme recria o ambiente e os costumes do início da década de 50. Seu tema principal gira em torno de uma professora de história da arte, que mesmo naquela época mantinha princípios liberais, mas vai lecionar em uma escola tradicional. Lá acontece o enfrentamento de uma gigante barreira de costumes e ideologias conservadores. Essa obra trabalha três tipos de linguagens - sonora, verbal e visual. A combinação dessas linguagens consegue dirigir os espectadores aos costumes dos anos 50, levando-os a conhecer crenças, valores e tradições que imperavam durante tal época.


O filme, além de dialogar com inúmeras formas artísticas, retrata temas como o homossexualismo e a utilização de métodos contraceptivos. Isso, permeado de alguns romances dentro de um padrão de sociedade que não aceita o divórcio e que predomina a ligação entre mulher e mãe de família.

O resto do filme fica para cada um conferir. Mas, foi um exercício legal assisti-lo com um olhar diferenciado para execução deste trabalho de História.




Nenhum comentário:

Postar um comentário