Ficha técnica:
Filme: Desmundo
Lançamento: 2003 (Brasil)
Direção: Alain Fresnot
Roteiro: Sabina Anzuategui e Alain Fresnot, baseado em livro de
Ana Miranda
Duração: 101 min
Gênero: Drama
Distribuição: Columbia Pictures do Brasil
Sinopse do filme:
Em 1570 chega ao Brasil um grupo de órfãs, enviadas pela rainha de Portugal para desposar os primeiros colonizadores. Entre elas está Oribela ( Simone Spoladore), jovem sensível e religiosa. Contra sua vontade, ela é entregue em casamento a Francisco Albuquerque (Osmar Prado) e segue com ele sertão adentro, rumo a um engenho de açúcar. Apesar de ser um homem rude, Francisco trata Oribela com respeito: quer que ela seja a senhora da casa e lhe dê filhos brancos. Certo dia, aproveitando a passagem de Ximeno (Caco Ciocler), Oribela foge de casa, mas é capturada e acorrentada em um galpão. Depois de algum tempo, Francisco traz Oribela de volta à família, porém a moça tornou-se outra mulher e continua decidida a escapar. Falado em português arcaico, Desmundo narra à aventura de uma menina que vira mulher, num país que cresce junto com ela.
Análise histórica do filme:
O filme retrata acontecimentos do tempo do descobrimento do Brasil no século XVI, enfocando o contexto cultural, social e econômico da época. No qual mostra que no Brasil havia uma diversificação de culturas e costumes, pois tinham por aqui os portugueses, os negros africanos, os índios, cada qual com sua cultura, vivendo num único território. O filme reflete a situação da mulher no Brasil colonial e revela a natureza de relações sociais, o papel da igreja, do estado, do indígena, naquela sociedade em formação, que influenciavam no destino e no cotidiano das mulheres nessa época.
A partir do filme pode-se trabalhar diversos conteúdos: a escravidão no Brasil, as disputas entre jesuítas e colonos, a catequização, a sociedade colonial, a situação da mulher no Brasil colônia, dentre tantos outros que podem ser abordados a partir do filme. Desmundo é um filme muito interessante, capaz de instigar o aluno a querer conhecer cada vez mais tal época.
Trailer do filme:
Nenhum comentário:
Postar um comentário