sábado, 12 de novembro de 2011

Mandela - A luta pela liberdade


Por Sarah de Santana

Muito se conhece a respeito da história de Nelson Mandela, advogado e um dos maiores líderes do movimento antiapartheid, na África do Sul – por causa da luta, Mandela ficou preso por 27 anos, até ser libertado e, posteriormente, ser eleito o primeiro presidente da história do país em uma eleição totalmente democrática.





O filme “Mandela – A luta pela liberdade” apresenta a batalha do líder africano na perspectiva do olhar de um homem, cuja vida passou por grandes modificações.
Tem como contexto histórico o Apartheid na África do Sul, nos anos 1070. Tendo como um dos atores principal Joseph Fiennes, interpretando James Gregory um típico branco sul-africano, que enxerga os negros como seres inferioreS, assim como a maioria da população branca que ali residia.
Gregory foi criado em uma fazenda, no interior africano, e tendo muitos contatos com as tribos, aprendeu o dialeto Xhosa. Por isso foi o candidato perfeito para ser o censor da área em que se encontravam presos Nelson Mandela (Dennis Haysbert), entre outros líderes do Congresso Nacional Africano (CNA), partido que lutava contra o Apartheid.
Exatamente por isso, Gregory não é um carcereiro comum: atua, na verdade, como espião do governo com a missão de repassar informações do grupo de Nelson Mandela (Dennis Haysbert) para o serviço de inteligência. Tendo como uma das funções vigiar as visitas e as correspondecias dos líderes do CNA e de Mandela  fazem com que o carcereiro olhe a causa pela qual eles lutavam por uma nova ótica.
 Um filme bem interessante que retrata uma história por outra perspectiva. Vale a pena conferir!

Assista o Trailler

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário