sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Museu da Casa Brasileia

O Museu da Casa Brasileira foi criado em 1970 no estado de São Paulo com a denominação de Museu do Mobiliário Artístico e Histórico Brasileiro, e posteriormente por sugestão do  diretor Ernani Silva Bruno que foi apoiado por Sérgio Buarque de Holanda e em 1972 e passou a ocupar a atual sede. Esse museu valoriza a arquitetura dos mobiliários brasileiros desde do século XVII até o atual com mobiliários marcantes de nossa sociedade referente a cultura material do país.

As imagens abaixo são referentes a sala do século XVII que traz móveis bastante interessantes e que fizeram parte da histórias do nosso país, além de nos fazer compreender aspectos socio-culturais de determinadas épocas que marcaram toda uma sociedade.   

 
Mesa manuelina
Século 17, Portugal
Esta mesa exemplifica o estilo Manuelino, caracterizado pelo abandono da rusticidade em favor da profusão de detalhes e enfeites. Apliques de metal lembram as formas geométricas e rendilhadas da cultura muçulmana. A influência oriental chegou por meio da expansão ultramarina de Portugal. A madeira empregada é o carvalho.



Armário de carvalho
Final do século 17, Portugal
Feito de carvalho, este móvel tem elementos decorativos entalhados próprios do estilo Renascença. O armário herdou a função da arca devido às vantagens que suas prateleiras apresentam para a guarda de documentos, louças, objetos e, mais tarde, para a guarda de roupas. Usado inicialmente nas igrejas e conventos, só no século 18 se fez presente nas casas. http://www.mcb.org.br/img/site/sistema/pixels/pxlNull.gif


Para observar objetos muito interessantes acesse o site: http://www.mcb.org.br/index.asp?sMenu=P000


Thayanne Araújo Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário