domingo, 6 de novembro de 2011

Que tal conhecermos um museu virtual???


 Essencialmente o museu virtual é um espaço virtual que contribui significativamente na relação entre usuário e o patrimônio. Por muitos motivos podemos não ter um acesso direto e contínuo com museus que nos despertem interesse e colaborem com o sentimento de apreciação, descobertas e interpretações referentes as mais diferentes exposições.
O mesmo pode ter várias nomenclaturas: museu online, museu eletrônico, hypermuseu, museu digital, cibermuseu ou museu na web. Porém ambos tem como princípio norteador disseminar o conhecimento sobre determinado patrimônio levando em consideração que se o acesso ao espaço físico “é difícil” para estabelecimento de contato com obras artísticas, este supera as fronteiras e disponibiliza-se 24h por dia a nosso favor! Ninguém pode ter agora a desculpa de que não temos como visitar bons museus por falta de tempo e oportunidade!
Mas apesar dos inúmeros museus virtuais, um foi o escolhido do dia: O Museu Virtual de Transporte Urbanos que tem como organizador a Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NUT). Este vem apresentar todo o processo evolutivo da sociedade em meios as tecnologias de tempos primórdios até os mais atuais. Por isso, este divide-se em dois setores um destinado a tratar sobre a evolução do transporte perpassando a Antiguidade, era Clássica, Moderna, e Contemporânea. Em seguida também apresenta salas de visitações elaboradas no intuito de trazer características relevantes sobre os transportes em meios aos tempos subdividindo-os em tecnologias, aspectos do transporte em cada estado, a relação que podemos estabelecer entre o transporte e a arte, uma galeria homenageando os pioneiros sobre este assunto, e claro, os tipos de transportes que existem e destacam-se no Brasil.
Para darmos um gostinho a mais cito e indico que visitem a sala nomeada como: Transporte e Arte. Nela encontramos vários objetos de diferentes épocas que podem nos contar muito sobre os transportes. Entre seus objetos expostos temos quadros, selos e porcelanas, todos retratando algum tipo de veículo de sua respectiva época com detalhes sobre a obra e o tipo de transporte que destaca. Como exemplo, temos uma moeda do século XVIII de fino acabamento mostrando a imagem de um dos vários coches reais de Portugal.
Enfim não nos custa experimentarmos essa forma de nos aproximarmos mesmo que a quilômetros de distância de expressões e patrimônios culturais que valem apenas serem conhecidos....
O link está aqui:      http://museudantu.org.br
                                                                                       Boa viagem !!!!
Por Maria Angélica Correia Baía

Nenhum comentário:

Postar um comentário