Postagem de Kryslane dos Santos Souza
A música é uma ótima proposta didática para se trabalhar nas aulas de histórias, pois elas retratam de forma lúdica acontecimentos e fatos históricos de uma sociedade. Como afirma Bittencourt (2004, p. 379): "O uso da música é importante por situar os jovens diante de um meio de comunicação próximo de sua vivência, mediante o qual o professor pode identificar o gosto, a estética da nova geração".
Morro Velho
No sertão da minha terra,
Fazenda é o camarada que ao chão se deu
Fez a obrigação com força,
Fez a obrigação com força,
Parece até que tudo aquilo ali é seu
Só poder sentar no morro
Só poder sentar no morro
E ver tudo verdinho, lindo a crescer
Orgulhoso camarada, de viola em vez de enxada
Orgulhoso camarada, de viola em vez de enxada
Filho do branco e do preto,
Correndo pela estrada atrás de passarinho
Pela plantação adentro,
Pela plantação adentro,
Crescendo os dois meninos, sempre pequeninos
Peixe bom dá no riacho
Peixe bom dá no riacho
De água tão limpinha, dá pro fundo ver
Orgulhoso camarada, conta histórias prá moçada
Orgulhoso camarada, conta histórias prá moçada
Filho do sinhô vai embora,
Tempo de estudos na cidade grande
Parte, tem os olhos tristes,
Parte, tem os olhos tristes,
Deixando o companheiro na estação distante
“Não esqueça, amigo, eu vou voltar”,
“Não esqueça, amigo, eu vou voltar”,
Some longe o trenzinho ao deus-dará
Quando volta já é outro,
Trouxe até sinhá mocinha prá apresentar
Linda como a luz da lua
Linda como a luz da lua
Que em lugar nenhum rebrilha como lá
Já tem nome de doutor,
Já tem nome de doutor,
E agora na fazenda é quem vai mandar
E seu velho camarada, já não brinca, mas
E seu velho camarada, já não brinca, mas
Trabalha.
Com essa canção Milton Nascimento retrata acontecimento histórico do período colonial no estado de Minas Gerais e que não é distante da nossa realidade, pois ainda na atualidade é possível observar que existem essas separações de classe e etnia. O menino negro filho do escravo e o menino branco filho do senhor.
Kryslane Souza
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